Explore todo o seu conhecimento com vídeos no Youtube

sharpweb maio 13, 2019 0 Comentários


Antes de existir o Youtube, você lembra como compartilhava os vídeos com seus amigos e família? Era tudo por e-mail! Passávamos horas fazendo download de pequenos vídeos (e em baixíssima qualidade) e depois repassávamos. Assistir a vídeos e filmes, só na televisão. Os blogs eram apenas textos gigantes descrevendo cada coisa, os famosos tutoriais.


Se eu lhe contar que o Youtube fará 15 anos em 2020, você acredita? Confesse que você está lembrando de toda a evolução da maior rede social de compartilhamentos de vídeos do mundo, não é mesmo?


Podemos afirmar que o Youtube ajudou (e muito) os influenciadores na interação com o seu público e, é claro, os famosos memes. Tudo começou com limitação no tamanho dos vídeos para uploads e hoje assistimos transmissões ao vivo de diversas áreas.

Viva a evolução da tecnologia!


A vida de muita gente mudou, diversas pessoas começaram a utilizar o Youtube para ganhar dinheiro e transformaram-se em youtubers. No TOP 10 mundial, o brasileiro Whindersson Nunes faz o maior sucesso. Começou fazendo paródias musicais e comédia e hoje possui mais de 35 milhões de inscritos e viaja o mundo inteiro fazendo stand up de comédia.


De acordo com o Youtube, mais de 1,9 bilhões de pessoas acessam a plataforma todos os meses no mundo inteiro, sendo que 70% são através de dispositivos móveis (celulares e tablets). São mais de 1 bilhão de horas assistidas por dia! Imagine a quantidade de visualizações!


Com esses números, é impossível não pensar em ganhar dinheiro com a plataforma, não é? Se você tem conhecimento em um determinado assunto e não sente vergonha de falar com uma câmera, por que não trabalhar com vídeos?


Segundo produtores, o Youtube é o local ideal para atrair seu público, e o melhor, você não paga para hospedar seus vídeos! Basta ter perseverança e força de vontade para fazer acontecer tudo!


Atualmente, um dos maiores desafios dos canais é participar do Programa de Parcerias do Youtube (YPP) para monetizar. São diversos os pré-requisitos para ser aceito:


– Seguir todas as políticas do Programa de Parcerias do Youtube (https://support.google.com/youtube/answer/1311392?hl=pt-BR)

– Ser residente em um país onde o YPP está disponível

– Ter mais de 4 mil horas de exibição pública nos últimos 12 meses

– Ter mais de mil inscritos

– Ter uma conta do Google AdSense vinculada (saiba como vincular aqui: https://support.google.com/adsense/answer/72857?hl=pt-BR)


O processo de análise demora em média 30 dias. Se você for aceito, aproveite todos os benefícios do Programa, mas, se não for aceito, você pode verificar o motivo da recusa e reivindicar após o tempo determinado pelo YPP.

Mas até todo esse processo, passo-lhe algumas dicas para você aproveitar cada vez mais todo o espaço que o Youtube dispõe para os seus vídeos:

1- Nome do arquivo

Antes de fazer o upload de um vídeo, sempre verifique o nome do arquivo, principalmente se for o mesmo do título do vídeo. O Google dá mais atenção com esses cuidados mostrando que os seus vídeos têm relevância e o ajudará a crescer mais.

2 – Título

Nada chama mais atenção em um vídeo do que o seu título. É o que vai chamar a atenção do seu público. O ideal é que seja curto e objetivo, de preferência em até 8 palavras. E lembre-se: o título tem que ser o mesmo no nome do arquivo para que você tenha mais relevância dentro da plataforma.

3 – Capa

Depois que o seu vídeo é carregado, você pode acrescentar uma miniatura (capa ou imagem de preview), que aparecerá antes do vídeo ser reproduzido. É uma forma de mostrar o seu cuidado, não só com o conteúdo, mas também com o visual do seu canal.

4 – Descrição

Uma descrição é o cartão de visita do seu vídeo depois do título. Escreva um texto sobre o seu vídeo. Ele tem que ser breve e objetivo para chamar a atenção do seu público.

5 – Tags ou Palavras-chave

Toda busca na internet é movida a palavras-chaves. Quando você procura algo, escreve algumas palavras e os resultados aparecem, de acordo com a sua importância sobre o assunto. Quanto mais objetivo você for em suas palavras-chave, melhor será identificado o seu vídeo. Por exemplo, se o seu vídeo for sobre como fazer churrasco, você poderá escrever: churrasco, picanha, churrascaria, carne, assar carne… e por aí vai.

6 – Interação

O trabalho no Youtube não é apenas publicar um vídeo e pronto. Você precisa interagir com seus seguidores de diversas formas, através de comentários, sugestão de outros vídeos (utilizando os cards) e solicitar para que ative as notificações. Por ser uma rede social, você precisa se socializar. Lembre-se disso!

7 – Criação de playlists


Crie playlists (ou listas de reproduções) para deixar o seu canal mais organizado e, também, para as pessoas encontrarem outros conteúdos sobre o assunto. É uma forma de você divulgar assuntos específicos para grupos de amigos ou clientes.

8 – Sugestão de vídeos

Dentro do seu vídeo você pode também sugerir outros vídeos. Quanto mais o usuário ficar dentro do seu canal, assistindo o seu conteúdo, mais ele vai interagir contigo e com outras pessoas também. Toda forma de interação é muito relevante para o crescimento do seu canal.

9 – Legendas ocultas

Às vezes pensamos que algumas coisas não precisam ser utilizadas, mas as legendas ocultas estão cada vez mais se saindo muito importantes na produção de conteúdo no Youtube. Se o seu vídeo já tem legenda, perfeito! Se ele não tiver, utilize as legendas, descrevendo tudo o que foi falado. Temos que pensar também em acessibilidade para todas as pessoas.


Particularmente, utilizo muito o Youtube para procurar algum tutorial para aprender algo, seja na área em que trabalho, como também em outras áreas que acho muito interessante estudar. Existem diversos canais que podemos seguir e aprender. Inclusive, o Youtube possui um canal próprio para criadores com excelentes dicas! https://www.youtube.com/user/creatoracademy

Existem também outras plataformas semelhantes como o Youtube e que são bem conhecidas:


– DailyMotion: De todos, é o que mais se assemelha ao grande Youtube. Possui mais de 300 milhões de usuários que assistem mais de 3 milhões de vídeos todos os meses. Também monetiza e auxilia nas decisões mais inteligentes sobre como conduzir o seu canal.


Vimeo: que é uma plataforma de compartilhamento de mídias mais criativa e um público mais exigente na qualidade do vídeo. Possui limite de upload e versões pagas para os usuários utilizarem


IGTV: é uma plataforma recente do Instagram que ainda não monetiza, com limite de vídeos de até 1 hora (com até 360 MB) e em vertical.


– Facebook Watch: a plataforma do Mark Zuckerberg cada vez mais cresce, tendo não só vídeos comuns do nosso dia a dia, como também séries, jogos e programas exclusivos, competindo não só com o Youtube como também os streamings Netflix e Amazon Prime.


Mesmo com tanta evolução e concorrentes, o Youtube continua a ser o mais querido. Resta nós, usuários, sabermos aproveitar a tecnologia e aproveitar todas as mudanças que a plataforma nos oferece. A internet é um mundo cheio de novidades que cada vez mais nos surpreende!

_____
Priscila Pessatti