Instant Articles – A revolução dos links rápidos pelo Facebook

sharpweb maio 14, 2019 0 Comentários


Você já rolou pelo seu feed e clicou em links que abriram bem mais rápido do que os outros pelo seu celular? Isso pode ser obra do Instant Articles, uma ferramenta mágica para desenvolvedores de sites de mídia, que o Facebook criou há mais de 3 anos para dispositivos móveis, otimizando o tempo dos usuários na rede social.


O objetivo do Instant Articles é carregar de forma rápida os artigos, cerca de 10 vezes a mais que os links normais, tendo mais chance de serem lidos e compartilhados, sem precisar sair do Facebook. Por causa do sucesso dessa ferramenta, o Google criou a AMP, que são páginas que têm mais chances de serem melhor ranqueadas e trazer um tráfego mais orgânico para o site.


O próprio nome já diz: “artigos instantâneos” e são diferenciados na sua timeline por um raio que aparece do lado do título do link, como mostra a imagem abaixo.

Um exemplo do Instant Articles sendo usado no site O Segredo.

Mas como eles são criados?


O Instant Article é um documento em HTML5, com formato pré-definido pelo Facebook e leva para a sua página do site, sem precisar sair do aplicativo. Ele utiliza a própria URL do site, fazendo com que o conteúdo seja reconhecido pelo Google.


Primeiro, você deve fazer o cadastro para que seja disponibilizado na página que você quer utilizar. Após isso, basta seguir os passos que o próprio Facebook possui para você fazer a configuração do site e o envio dos artigos para aprovação.

Quais são as vantagens e desvantagens?


Uma das maiores vantagens é a rápida abertura dos links e maior interação dos artigos dentro do Facebook. A chance de compartilhamentos dentro do aplicativo aumenta em média de 30% (segundo o próprio Facebook). Para quem trabalha com grandes quantidades de textos na plataforma, é um grande avanço, não é mesmo?


Mas é claro que toda ferramenta possui suas desvantagens. Infelizmente, o Instant Articles só funciona dentro do Facebook, ou seja, o compartilhamento só funcionará dentro do aplicativo. Para compartilhar fora, você precisará copiar o link e enviar para quem quiser. Outra desvantagem é que dentro do Google Analytics não captura os cliques, sendo somados à coleta padrão da URL (você terá que configurar o analytics para isso).


Posso afirmar que o Instant Articles veio fazer uma grande revolução dentro do Facebook, com seus links rápidos. Clicar em um texto e ele abrir sem demora, ler e interagir com imagens e vídeos dentro dele, otimiza muito o nosso tempo dentro das redes sociais. Os dispositivos móveis são o principal acesso dos usuários que estão cada vez mais on-line.

______
Priscila Pessatti