LinkedIn, a rede social do momento

sharpweb maio 13, 2019 0 Comentários


O LinkedIn é uma rede social voltada para o âmbito profissional. Assim como o Facebook está para o seu perfil pessoal, o Linkedin está para o seu perfil profissional. Para o usuário “pessoa física”, é o local onde você pode criar seu currículo online incluindo todas as suas experiências e possibilitar a ampliação de sua rede para um melhor networking no mercado de trabalho. Para o usuário empresa, é o local onde pode disseminar seu conteúdo, trabalhar divulgações e fazer processos de recrutamento.


Além da linha curricular ou de recrutamento, você também possui um feed de notícias onde pode compartilhar/receber informações, ter acesso/criar conteúdo, receber atualização das empresas, notícias, entretenimento e muito mais!


O algoritmo é igual às outras redes sociais em se falando de visualização. Se você está conectado com 100 pessoas e essas estão conectadas a mais 100 pessoas, significa que seu perfil está ligado a 10 mil perfis quase diretamente e, dependendo do seu conteúdo, você conseguirá repercutir o seu conteúdo (artigos e publicações) com muito mais impacto. Ah! E abuse das hashtags!


O LinkedIn vem forte, porém não deve substituir o Facebook. De acordo com estudo da M. Sense, dos 95% de usuários brasileiros que acessaram ao menos uma rede social nos últimos 30 dias, 86% acessaram o Facebook e apenas 22% o Linkedin. O mesmo estudo aponta que 72% dos usuários acessa o Facebook diariamente – número que cai para 28% no caso do Linkedin”. (Fonte: CIO)


Dessa forma, entendemos que ele segue crescendo sim, mas não a ponto de bater de frente com o nosso querido Mark! ☺

Para que serve o Linkedin?


Para o usuário, o Linkedin serve basicamente para se conectar com amigos, conhecidos, profissionais do mundo todo, fazer o seu marketing pessoal, localizar empresas e vagas de empregos com maior facilidade também!


Fortalecendo seu networking em qualquer momento da sua vida profissional, você mantém a sua lista de amigos aquecida, como se fosse uma agenda, o Linkedin ajuda a fortalecer essas conexões com lembretes de aniversários, pedindo para que você parabenize seu colega caso ele tenha sido efetivado, ou até mesmo promovido dentro da empresa em que trabalha!


A ferramenta ajuda a melhorar sua credibilidade profissional, o seu curriculum está sempre à mostra, sempre disponível para que os caça talentos, mais conhecido como “olheiros”, o achem e entrem em contato com você. Com o espaço de recomendações no seu perfil, esses olheiros conseguem medir toda a sua experiência e habilidade com determinadas funções, causando uma melhor impressão para a sua vida.


Para achar emprego, é uma ótima ferramenta, mostrando sempre para você os melhores empregos, de acordo com seu perfil e com sua área de interesse; em seus códigos, a ferramenta calcula todas as informações e traça a vaga certa.


Para a empresa ou produtores de conteúdo, ela serve também como vitrine profissional. Porém, fazem o caminho inverso. As empresas podem trabalhar divulgações de vagas, divulgar novidades, conteúdo, rotinas da empresa e etc.


Inclusive, a rede oferece uma área de ADS, onde podemos investir no patrocínio de publicações e análise de resultados e crescimento.


Boas dicas para alavancar o seu perfil


Pessoa física:


Para melhorar o seu perfil use uma foto clara, simples, mas que mostre sua atitude perante o mercado. Não há necessidade de ser formal, mas tenha o bom sendo de entender o contexto da rede.

Faça um bom resumo sobre você. Fale sobre suas qualidades e suas perspectivas de vida, tenha em mente algumas perguntas para elaborar o seu resumo:

– O que você já fez na vida?

– O que você mais gosta de fazer?

– Quais suas experiências de vida e trabalho que você considera mais importante?

Lembre-se sempre de ser verdadeiro consigo mesmo e com as pessoas que lerão o seu perfil, é essencial que você seja claro. Preencha todas as informações que o LinkedIn pede, isso vai ajudar bastante a responder todas as perguntas que qualquer pessoa tenha sobre você, é um adianto em qualquer entrevista de emprego também, afinal, eles serão rápidos e diretos na próxima fase! 😉

Pense bem na sua url, procure sempre colocar o seu nome, pode ser até mesmo abreviado, mas que seja de fácil entendimento, é quase como um e-mail, praticidade leva a decorar e um fácil entendimento na hora de você passar para outras pessoas, ex: “linkedin.com/in/paulo-agra”. Note que usei meu primeiro nome e o último sobrenome, é claro, em alguns casos pode não ser possível, eu tive sorte nesse quesito.

Por último, e não menos importante, publique! Publique textos, artigos, compartilhe suas opiniões, com bom senso, é claro. Não entre em discussões por ego, entre em debates em grupos, converse, troque ideias, transmita o seu pensamento para todos e não se esqueça de absorver o dos outros também. Em uma rede social para profissionais, a informação é o carro chefe!


Empresa:

A maioria das dicas que demos sobre um perfil pessoal, também valem para empresa. Porém, com alguns acréscimos:

Seja uma EMPRESA DE VERDADE!


Crie um perfil completo e confiável. Ligue esse perfil à sua plataforma original e às outras redes sociais. Assim como as empresas buscam bons perfis para contratação e resultados, pessoas buscam bons conteúdos e vagas em empresas de qualidade.


INOVE! Independente do objetivo que tenha ao entrar no LinkedIn (disseminar conteúdo ou recrutar), seja diferente! Trabalhe com qualidade e criatividade suas divulgações tanto de vagas como de conteúdo.


Use o ADS e o Analytics e tenha melhor ideia do que fazer, como fazer e acompanhe seus resultados!

____
Paulo Agra