Marketing de Conteúdo – Uma grande estratégia para captar e encantar clientes

sharpweb maio 14, 2019 0 Comentários

As empresas que querem manter o seu posicionamento no mercado e presença na mente dos clientes precisam estar em constante adaptação, atentas às tendências do mercado e às melhores maneiras de agregar valor para seus produtos e/ou serviços.


Atualmente, é indispensável que as empresas estejam presentes no mundo digital e invistam em um marketing adaptado para a internet. As pessoas estão constantemente conectadas, conferindo redes sociais e sites preferidos, acompanhando as notícias e novidades de suas marcas preferidas. A internet é o novo canal de informações e atualizações, e por isso é preciso investir em visibilidade online para manter a relevância para os clientes.  


No entanto, não é suficiente apenas estar presente no ambiente online, é preciso encontrar a maneira certa de se apresentar ao público, ganhar sua atenção e lealdade e se diferenciar dos – muitos – concorrentes. É para isso que existe o Marketing de Conteúdo.

O que é Marketing de Conteúdo


Marketing de Conteúdo nada mais é do que criar conteúdos relevantes e preciosos para o público-alvo (publicações em redes sociais, ebooks, entre outros) que gerem identificação, engajamento e, posteriormente, conversão.


O foco principal desse tipo de Marketing não é divulgar e vender o produto ou serviço da marca, mas agregar valor através de uma boa mensagem, um ensinamento, uma inspiração. A venda se torna apenas uma consequência, porque uma vez que o público for cativado por essa ação, passará a enxergar sua marca com mais confiança e autoridade, tornando-se um consumidor fiel.

A relação entre Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing


Para aplicar o Marketing de Conteúdo e seus benefícios é preciso compreender o que é o Inbound Marketing (estratégia de Marketing Digital da atualidade da qual Marketing de Conteúdo faz parte).


Inbound Marketing é qualquer estratégia de marketing que tenha como objetivo captar a atenção de pessoas de maneira sutil, sem invadir o seu espaço, como estamos acostumados a ver em propagandas exageradas e agressivas.


Esse tipo de marketing impressiona, seduz e atrai, fazendo com que o público procure a sua empresa no momento certo e lhe  explicar todas as suas vantagens. Para isso, usa-se alguns princípios:


Atrair:

através da criação e divulgação de conteúdos atrativos e valiosos, atrai os potenciais clientes.


Converter: 

é importante fazer com que o público se torne lead, e para isso é essencial apresentá-lo o seu negócio e impressioná-lo, para gerar vendas.


Vender: 

mostre todas as vantagens do seu produto, mostre que ele é a melhor opção no mercado e conclua a venda


Encantar: 

um dos grandes objetivos é criar um relacionamento com o cliente, cuidando de suas necessidades, mesmo após a venda, com um bom atendimento e suporte, para fidelizá-lo


Quando em prática do Marketing de Conteúdo, deve-se seguir esses princípios do Inbound Marketing: atrair o cliente com conteúdos relevantes, ganhar sua confiança, vender o produto e garantir que ele retorne.

Benefícios do Marketing de Conteúdo para os negócios


O Marketing de Conteúdo traz resultados eficazes em todas as áreas da empresa, e contribui para ela esteja constantemente crescendo e conquistando espaço na mente do público-alvo. Conheça melhor os principais benefícios dessa estratégia para os negócios.

Aproxima os clientes da sua marca


Ao investir na captação através de conteúdos de qualidade, você cria no público-alvo um sentimento de confiança, segurança e respeito. Os clientes se identificam e por isso se aproximam mais de sua marca, divulgando-a em seu círculo social e tornando-a uma parte de sua vida.

Aumenta as visitas em seu site


As pessoas recorrem à internet para se manterem informadas de seus interesses, e usam as ferramentas de busca para encontrarem os resultados desejados. Produzir conteúdo de qualidade o coloca no começo das páginas de resultado nos sites de busca, o que o ajuda a mostrar sua marca e captar leads.

Impulsiona a geração de leads (potenciais clientes)


Se você já tem um bom número de visitantes no seu site, ótimo! Mas de nada adianta ter muitas visitas se você não sabe quais são os seus reais interesses. Através dos Marketing de Conteúdo, você é capaz de entender cada público e direcioná-lo ao seu conteúdo específico, gerando mais oportunidades de venda.

Ajuda nas vendas


Claro que o objetivo de toda empresa é vender o seu produto e serviço, mas esse não é o foco do Marketing de Conteúdo. Como explicado no início do texto, as vendas aqui são vistas apenas como consequências, mas, apesar disso, a estratégia também contribui para isso, ao melhorar o conteúdo divulgado, que influencia na captação de clientes e em sua decisão de compra.

Fideliza o cliente à marca


Muitas vezes é mais fácil vender para um cliente já conhecido do que conseguir captar novos compradores. Por isso, ao investir no Marketing de Conteúdo, você oferece uma boa primeira experiência e mantém sua marca como opção número um dos clientes.


O Marketing de Conteúdo é realmente uma estratégia eficaz para a captação de novos clientes, sem precisar investir em divulgações agressivas e cansativas, que apenas os afastam de sua empresa.


Depois deste texto, você entendeu melhor o conceito de Marketing de Conteúdo e a sua importância para as empresas? Tem interesse em investir nessa estratégia de Marketing Digital? Comente abaixo suas impressões!

______
Luiza Fletcher