Motivação no ambiente de trabalho

sharpweb maio 3, 2019 0 Comentários

A motivação é um dos principais ingredientes do sucesso dos negócios, mesmo durante uma crise econômica, onde os temores de demissões, fechamentos de empresas e reduções de pessoal afetam o moral da equipe.


Não é raro ver funcionários desmotivados, de tempos em tempos. Por isso, os líderes precisam reservar um pouco de seu tempo para algo simples, como conversar com suas equipes e estar cientes do que pode desmotivar os funcionários.


Quietude, atrasos, mau desempenho, falta de interesse e acúmulo de pendências são indicativos graves de que o colaborador não vê sentido em sua ocupação dentro da empresa em que trabalha.

Estas respostas podem ser desencadeadas por fatores como:


  • Falta de plano de carreira
  • Fluxo de trabalho muito grande
  • Falta de confiança por parte de seus líderes
  • Falta de comunicação
  • Ambiente tóxico, entre outros.


Com estas condições, não adianta contratar o melhor profissional para que ele se torne infeliz em sua empresa e decida eventualmente se demitir.


Para evitar o Turnover de sua empresa, elaboramos uma lista de considerações a se tomar em relação aos seus funcionários, para que eles se sintam mais motivados, satisfeitos consigo mesmos e cresçam junto de sua companhia

1 – Crie ambiente de trabalho amigável


Uma mesa de café da manhã não garantirá o conforto de seus funcionários. Otimize seu espaço de trabalho, monte equipes para aprimorar as relações sociais entre os colaboradores, criando um clima positivo entre eles.

Mesmo pequenos detalhes podem afetar sua produtividade e desempenho, então tudo, desde a temperatura em um escritório, eventos e até customização das mesas de trabalho de cada um, são medidas significativas para criar local de trabalho favorável e que mantenha todos motivados.

2 – Tenha um interesse genuíno em seus funcionários


Conhecer as pessoas que trabalham para você criará um relacionamento de empatia, confiança, segurança e compreensão. Ao fazer perguntas a eles sobre si mesmos, você pode descobrir em que aspectos do trabalho eles se importam mais e em quais áreas eles têm maior probabilidade de se destacar.

3 -Estabeleça metas claras


Quando os funcionários têm uma ideia clara do que é esperado deles ou quais são os incentivos, eles se tornam ainda mais motivados. Isso terá o benefício de dar ao empregado um senso de independência e controle sobre sua própria carreira

4 – Liderança


Os líderes precisam ter tempo para simplesmente conversar com suas equipes e estarem cientes do que pode desmotivar seus funcionários. Sentir-se desconfortável e desmotivado pode fazer com que um funcionário se torne distante e quieto.

Quando eles sabem que podem conversar com seu gerente, o problema pode ser discutido e esperançosamente superado.

5 – Reconhecimento


Feedbacks positivos são um aspecto essencial da retenção de funcionários. Nenhum empregado trabalha apenas por dinheiro. Eles querem saber que seus esforços são reconhecidos e que o que fazem é importante para a empresa como um todo.

6 – Pague o valor que seu funcionário vale


Impostos sobem, demandas aumentam, o serviço triplica e o mesmo é esperado pelos funcionários a respeito de sua folha de pagamento. Mas não confunda o pagamento como um fator motivador, o que é desmotivador são as pessoas sentirem que são mal pagas.

Aplique estas dicas em sua estratégia de motivação, à medida em que conhecer as pessoas de sua empresa. Elas o recompensarão com maior dedicação e uma perspectiva positiva para o futuro da empresa. Não se esqueça de que um funcionário que gosta de seu trabalho é um investimento valioso!

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Isabella Lopes