Propostas comerciais: 5 erros que você está cometendo

sharpweb maio 3, 2019 0 Comentários

Desenvolver propostas com novos clientes normalmente é a chave para o sucesso de pequenas e médias empresas. Se você deseja fazer sua empresa crescer, é fundamental saber como encontrar e conquistar estes clientes. Uma parte disso é saber como escrever uma ótima proposta de vendas.


Infelizmente, esse não é o caso de muitos empresários. Um dos grandes problemas nisso, é como a abordagem destas mensagens enfoca as necessidades do escritor, em vez do leitor, resultando em e-mails não respondidos ou até mesmo com o potencial cliente deletando sua mensagem sem sequer abri-la. E este é um grande problema, embora seja compreensível, afinal, quando escrevemos, nosso foco principal é fechar um negócio.


Sua proposta deve funcionar como um cartão de visitas e, ao fim de sua apresentação, estimular este potencial cliente e a lhe trazer um retorno financeiro.

Mas a verdade é:
Ninguém é obrigado a aceitar sua proposta! E não é isso o que você quer, não é? Sendo assim, para ajudá-lo a fechar negócios e bater a sua meta de vendas, indicaremos algumas falhas que podem estar em seu caminho e o ajudaremos a consertá-las para que sua próxima proposta não seja jogada na lixeira, sem antes ser feita uma boa análise.


A principal razão pela qual você precisa criar propostas
é esclarecer e estabelecer os papéis e objetivos do projeto.



Confira os 5 erros:


1 – Você está falando com as pessoas erradas

Nenhuma oportunidade de negócio é igual. Qualifique seus clientes. Dessa forma, compreenderá melhor o que cada um deseja, quando quer e qual é o orçamento. Mais importante ainda, você poderá descobrir se está falando com a pessoa que pode realmente tomar esta decisão.


2 – Você não está enviando mensagens claras

Quanto mais informações você oferece, de uma só vez, mais confusa a sua mensagem se torna. E pessoas confusas não se tornam clientes. Lembre-se de que você está surgindo na caixa de entrada de seu destinatário pela primeira vez e esta pessoa ainda não está familiarizada com sua marca/produto/serviço. É importante que sua mensagem tenha um início, meio e fim.

3 – Você não está customizando sua proposta para cada cliente

Enviar a mesma proposta para centenas de endereços de e-mail e apenas sentar e esperar sua caixa de entrada “bombar” não vai garantir o sucesso em suas vendas. Pesquise sobre seu potencial cliente, identifique como o seu produto pode beneficiá-lo. Isso fará sua mensagem se destacar.

4 – Você fala apenas de si mesmo

O que você precisa é evitar falar apenas sobre os recursos incríveis de seus produtos ou serviços. Assim, você falará somente sobre o que quer ganhar com esta venda, ao invés de construir um relacionamento com o cliente.


5 -Você não lê seus e-mails

Existem poucas coisas mais desagradáveis que precisar copiar e colar seu e-mail anterior porque seu destinatário simplesmente não leu sua mensagem e perguntou por algo já dito por você. E o mesmo vale para a outra via. Cativar o cliente também implica construir um diálogo. Não seja o chato que apenas envia mensagens automáticas.

Há muitas outras coisas que você pode fazer para melhorar suas vendas, e não corrigir erros pode afetar suas metas e prejudicar seu sucesso. Quando se trata de escrever e-mails de prospecção, esses erros podem lhe custar não só suas perspectivas, mas também suas vendas.

No entanto, seguindo estas dicas e fazendo algumas pequenas mudanças, você pode realmente lidar com esses erros fatais, escrever melhores e-mails de vendas e prosperar.

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Isabella Lopes