WordPress – O primeiro passo para sucesso do seu site!

sharpweb maio 13, 2019 0 Comentários


Pela grande visibilidade e infinitas possibilidades de divulgação oferecidas pela internet, cada vez mais pessoas consideram criar um site para divulgar seus produtos, serviços, ou apenas para compartilharem pensamentos e inspirações com usuários do mundo inteiro.


Um fator que facilita muito essa grande migração para o mundo virtual são as ferramentas de criação de websites, que tornam o processo muito mais fácil, podendo ser executado até mesmo por aqueles que não experts em html ou programação, conhecidas pela sigla CMS (Content Management System ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo, em português).


Uma dessas ferramentas é o WordPress, o CMS mais popular do mundo. Cerca de 30% de todos os sites do mundo usam a plataforma. Lançado em 2003, o WordPress é um sistema de código aberto e facilita muito o trabalho de criação de sites, contando com uma comunidade grande e participativa, que está em comunicação constantemente, seja para estabelecer novas funcionalidades para a ferramenta ou para tornar a experiência mais completa para o usuário através de tópicos de ajuda.

O WordPress conta com duas principais versões, cada uma atendendo um propósito específico.


A WordPress.org  permite baixar o software para ser instalado, com os devidos temas e extensões. No entanto, o usuário não tem a opção de criar blogs, apenas acompanhar as atualizações da equipe de desenvolvimento da plataforma. Constantemente são publicadas notícias, plug-ins, temas e novas atualizações, além de contato com um fórum de discussões.


É preciso que tenha um servidor de hospedagem para utilizar essa versão. Como trabalha com as linguagens de programação PHP e MySQL, o WordPress suporta todos os provedores de hospedagem. Os usuários também podem optar por planos de hospedagem exclusivos para WordPress e trabalhados para oferecer o melhor desempenho da ferramenta.


Já a WordPress.com oferece o serviço de hospedagem de blogs através da própria plataforma WordPress. Optando por essa versão, é possível criar o seu próprio blog e publicar seus conteúdos gratuitamente. São muitas opções de temas e funções interessantes.


No entanto, para ter acesso a novos temas ou mesmo ter o seu próprio domínio, é preciso pagar. Sem pagar pelo domínio próprio, o site levará o wordpress na url (exemplo nomedoblog.wordpress.com), o que não é vantajoso para empresas, já que interfere em resultados de buscas e não gera uma impressão de identidade própria.


Para escolher a melhor opção, o usuário deve definir o seu principal objetivo dentro da plataforma. Se a intenção for apenas compartilhar conteúdos interessantes, sem nenhum fim comercial, a opção mais indicada é WordPress.com. Agora, se você tem a intenção de criar um grande site, a melhor opção é investir em uma boa hospedagem, e por isso a melhor escolha é WordPress.org.

Vantagens de usar o WordPress

São muitas as vantagens de escolher o WordPress como o seu CMS. Confira algumas delas:


1 – Versatilidade: são muitas as ferramentas de conteúdo que podem ser criadas com o Wodpress. Entre elas blogs, os mais variados tipos de sites, lojas virtuais, fóruns de discussão, portfólio.


2 – Muitos profissionais especializados: diversos profissionais, como programadores, desenvolvedores e designers são especializados na plataforma, justamente pela sua grande amplitude e concentração de usuários. Por isso, se em algum momento você precisar de ajuda, poderá encontrar alguém preparado sem muito esforço.


3 – Intuitivo: o WordPress é uma ferramenta desenvolvida para pessoas comuns, portanto é muito fácil navegar pela plataforma e encontrar as opções desejadas. Todos os tópicos são facilmente encontrados e não possuem nenhuma complicação de aplicação.


4 – Garante uma boa relação com mecanismos de busca: o WordPress é estruturado de uma maneira que permite que os mecanismos de busca como Google, Yahoo, entre outros indexem seu conteúdo com facilidade e qualidade, garantindo um bom posicionamento nas buscas.


5 – Facilidade na migração/exportação: se por algum motivo você precisar mudar a hospedagem, não encontrará grandes problemas para instalar o WordPress em outro servidor.

6 – Possui uma grande comunidade de usuários: muitas pessoas ao redor do mundo usam o WordPress. Portanto, você poderá encontrar respostas para as mais diversas dúvidas na documentação, no fórum oficial da plataforma ou mesmo em uma rápida busca no Google.


Por todas essas vantagens, com certeza vale a pena conhecer melhor o trabalho desenvolvido pelo WordPress!


Você já é um adepto ou está ainda está decidindo? O WordPress tem a nossa aprovação!


Espero que tenha gostado do conteúdo! Sinta-se livre para comentar, compartilhar e sugerir próximos temas de produção!

____
Priscila Pessatti